sábado, 17 de outubro de 2009

Um casamento estável:Ciência e ateísmo














Tem se observado com frequência uma quantidade cada vez maior de adeptos a novas teorias mirabolantes, que unem de forma promíscua o evolucionismo e o criacionismo.

Embora tenhamos provas irrefutáveis da evolução embasada nos mais diversos braços e extensões da imensa árvore que é o estudo da vida e tenhamos provas incontestáveis de que ela ocorra, o senso comum se nega a aceitar uma verdade que por muitos pode ser julgada como uma verdade inconveniente.

Temos que admitir que a religiosidade e o misticismo nos trouxe muitos benefícios, os primeiros pesquisadores da vida e das ciências eram os que se enclausuravam nos mosteiros, os próprios alquimistas foram os precursores dos químicos e podemos considerá-los como os primeiros cientistas do mundo moderno.Há conclusões e conclusões a serem tomadas.

Há em vogue o retorno de uma corrente de pensamento que tem como intuito uma junção do pensamento evolutivo com questões de princípios criacionistas.Há de se conver que seja uma corrente fraca, como muitas outras já tiveram, um pensamento feito para apaziguar a mente dos indecisos e acalmar os que realmente não escolheram se irão seguir a ciência ou alguma outra crença qualquer.Os cientistas mal resolvidos resolveram sair do armário, afinal, numa sociedade em que cada vez mais e mais tem se dado atenção e crédito as minorias, esse tipo de ciência, empolada e feita para as massas, não poderia ficar de fora, é um lado negativo da aplicação da democracia na ciência.

No imaginário popular a imagem que se tem formada dos ateus é de uma civilização a parte, pessoas revoltadas, que não tem amor a nada e possuem seus corações cheios de ódio contra a humanidade, e que ainda pregam uma destruição em massa de todas as pessoas.Há uma imagem odiosa de todas as pessoas que preferem não acreditar em algo que não se pode provar.

A descêndencia com modificação é fato, e ninguém pode contestar isso.Não acreditar, ou melhor, não dar crédito a estes fatos seria o mesmo que negar todo o conhecimento que se tem sobre física, química e biologia adquiridos no decorrer dos séculos.

Os argumentos mais utilizados pelos ignorantes é a de que "o homem não veio do macaco" ou então a argumentação de que existem estruturas complexas demais que jamais poderiam ser explicadas tais como os olhos ou ainda o comportamento de diversos seres vivos.E realmente concordo com isso, o homem não veio do macaco, o homem é um macaco.

Os homens são os mais evoluídos dentro de sua linhagem.Os homens não evoluíram de macacos, se tal fato realmente ocorresse não teriamos mais macacos.É necessário que as pessoas entendam que evolução não é sinônimo de progresso, muito menos um processo linear, de desenvolvimento em sentido horizontal. Realmente a evolução não respondeu a todos os questionamentos, ainda não.Mas a divulgação científica, uma formação baseada em preceitos evolutivos, e  livre de preceitos religiosos, é o que contribuirá para que possamos alcançar tais respostas.

 Há ainda os que dizem que o ateísmo não existiria sem a crença num ser superior, que um não existe sem o outro.Deus foi criado depois da humanidade, disso também não há dúvidas.

A ciência não pode provar a existência de deus, bem como ela não pode provar a existência de gnomos, fadas ou ponêis rosas saltitantes que só aparecem uma vez a cada 3 mil anos.

A religião é o ópio do povo.É o que faz essa gente continuar em frente, sem medo de nada, com a esperança de um aquém melhor e feliz.É preferível o bom e velho: Carpe diem.

Há uma série de dados que corroboram  a evolução.Não há dúvidas sobre a questão da evolução, há dúvidas em relação a forma como ela se deu e se dá, mas isso já é uma outra história.

Como enfatizou o geneticista Theodozius Dobzhans :"A evolução é o sentido da biologia".E digo mais, é a única coisa que irá esclarecer de forma coerente e convincente nossas maiores dúvidas a respeito do homem e da vida.Definitivamente a religiosidade, religião, misticismo ou qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolva uma posição filosófica, ética ou metafísica jamais será capaz de responder aos questionamentos mais íntimos do homem.
De qualquer forma, tem razão quem usa a razão.

"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas."
Charles Darwin

Um comentário: