terça-feira, 20 de outubro de 2009

Interpretando Gênesis - A Criação


Antes mesmo de começar a interpretação da primeira fábula do primeiro livro (e talvez da mais famosa) da Bíblia, já imagino os argumentos usados para invalidar meu texto, e responderei alguns com antecedência para evitar trabalhos futuros.

Gênesis não deve ser interpretado literalmente, assim como grande parte do Antigo Testamento é só uma história com fundo moral.
Tá, mas se Gênesis não é literal, como foi que aconteceu? Não foi Deus que criou o mundo? Ou foi ele, só que de maneira diferente? Se foi, porque Deus preferiu colocar uma fábula em um livro tão importante do que a historia real? E, se a Bíblia mente nisso, o que te faz achar que todo o resto é verdade?

Vai toma no teu cu ateu viadinho! Vo ter prazer em te ver queimando no inferno enquanto eu estiver numa boa no paraíso seu fdp. Tomara que Deus se vingue de ti e te mande uma praga que te mate e mate toda tua família!

Pronto, já podemos começar:

Deus, com toda sua onipresença, estava em meio ao nada sem nada pra fazer quando teve uma idéia: Criar o Mundo!

Tentar imaginar como eram as coisas antes da criação do universo é ao mesmo tempo perturbador e divertido. Pense em uma escuridão total, com um único ser (que sempre existiu, portanto esta sozinho, sem fazer nada a uma eternidade) vagando no ócio, de repente ele resolve finalmente criar alguma coisa pra lhe fazer companhia. Tente se colocar no lugar dele e pensar o que você criaria (lembre-se que você é onipotente e pode criar/fazer qualquer coisa). Eu confesso que faria muito melhor.

Ele, como um ser muito criativo, começou pelo Céu e pela Terra, mas o Céu era vazio e a Terra, só água. Depois criou a luz, separando a luz (dia) da treva (noite), note que o Sol ainda não havia sido criado, o que deve ter dificultado um pouco as coisas. Eis o primeiro dia.

No segundo dia Deus separou as águas, criando firmamentos que "segurassem" as nuvens, o ser humano ainda não os achou, mas é porque devem ficar muito nas pontas do Planeta, e, como todos sabem, não é seguro chegar muito nas beradas, pois podemos cair no abismo.

Depois, Deus pegou a água que está abaixo do firmamento(?) e juntou ela toda num só lugar, para que surgisse a terra, chamando o ajuntamento de água de mar. Então Ele fez a erva verde (juro), mandou que ela desse sementes, e que dessas sementes, ao caírem no chão, nasçam outras ervas; e fez também as árvores frutíferas, e mandou que elas descem frutos, que tivessem sementes e tudo o mais, como ele ainda não tinha criado o gás carbônico e o oxigênio, nem os animais que fizessem a polinização das plantas, nem o Sol, algumas árvores não se reproduziram muito bem, mas isso é detalhe. Eis o terceiro dia.

 Então, vendo que as árvores estavam morrendo, Deus finalmente criou o Sol e a Lua, mandou que o Sol ficasse de dia e a Lua de noite, para que um não queimasse o outro, e fez também as estrelas (notem aqui que o Sol é a maior e mais antiga da estrelas, não acreditem em nada que a NASA diz. Além disso, Deus deve ter se esquecido de dizer a Moises que ordenou que a terra girasse em torno do sol, e que a lua girasse em torno da terra, isso teria poupado algumas vidas). Eis o quarto dia.

No quinto dia, Deus finalmente resolve criar a vida!(e as árvores?) Criando, então, os peixes, as aves e os monstros marinhos (Loch Ness?). Eis o quinto dia.

Então Deus criou os animais terrestres, os selvagens e os domésticos (o fato de não existir homens pra domesticá-los também deve ter dificultado um pouquinho) e os répteis (os vírus, bactérias, protozoários, fungos e todos os outros seres que os homens não conheciam na época em que a bíblia foi escrita, Deus esqueceu de dizer colocarem na lista, mas devem ter sido criados neste dia também).

Depois de ter criado um a uma os mais de 10 milhões de espécies residentes na terra, Deus finalmente cria o SER HUMANO (nessa parte de Genesis, não tem aquela história de Adão ser criado primeiro e a Eva de sua costela, aqui os dois são criados juntos para que possam se multiplicar), e mandou que ele dominasse todos os outros seres. Eis o sexto dia.

No ultimo dia Deus, que é Deus, mas não é de ferro, descansou, e disse que o sétimo dia (sábado) seria sagrado, e ninguém poderia trabalhar nesse dia (não existia trabalho naquela época ainda, mas como Deus era onisciente, sabia que um dia ia existir e já deixou proibido que se trabalhasse sábado).

O que temos a seguir é uma história um pouco diferente da criação, a historia da árvore do conhecimento e depois, a fabula de Caim e Abel que tratarei em outro texto para não me estender muito, porque brasileiro não gosta de ler e esse já ta grande demais.

Fala sério, alguém acredita nisso? Ou, se não acredita, por que vocês acham que Deus mandou Moises escrever bobagem? Isso não diminui a credibilidade da Sagrada e intocável Bíblia? Se essa parte é mentira, o que te faz pensar que todas as outras não o são também? E se vocês concordam comigo que isso é um monte de bobagem, então devem concordar que o criacionismo não passa que um monte de bobagens, então por que ensiná-los nas escolas como algo científico?
            Pense, questione, abra sua mente.
“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown



Imagens surrupiadas do ótimo blog Um Sábado Qualquer.

Um comentário: