domingo, 31 de janeiro de 2010

Ser humano - Reflexões de um pensamento baseado na lógica


Acostumados a ambiguidade das coisas somos impelidos a acreditar no bem e no mal, forçados a ter nossa compreensão limitada a uma visão antagônica de tudo. Reconhecemos o prazer apenas pelo nosso prévio conhecimento da dor; conhecemos o ódio por nosso prévio conhecimento do amor, e assim sucessivamente com todos os sentimentos.

A humanidade em cada um de nós é reconhecida a partir do momento em que conhecemos o oposto de um determinado sentimento /sensação.  E quanto ao vazio da existência?

Como temos tamanha precisão em descrever os mais agudos sintomas e as dores mais profundas da alma (alma no sentido de representação de consciência, longe de qualquer interpretação relacionada a espiritualidade ou ainda qualquer tipo de disparidade correlata a questões metafísicas ) se não conhecemos o oposto do vazio de alma?

A incerteza de tantas coisas, a imprecisão que delimita o que é uma coisa e o que é outra, sentimentos ruins, sentimentos bons, são todos extremos de uma única coisa, uma única sensação, são modificações de um sentimento nato, que já vem conosco. Está impregnado dentro de nossa história evolutiva como humanidade.

Trair tudo o que de repente se repete há tempos promete ser uma alternativa plausível, ou melhor, questionar tudo o que há tempos se tem falado definitivamente é a melhor escolha. Em busca de uma verdade absoluta.

Um comentário: