segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atributos de deus ?



Outro dia estava debatendo com uma teísta, quando rolou o assunto sobre livre-arbítrio.E fiquei pensando um pouco, sobre livre-arbítrio, onisciência e onipotência, resolvi colocar algumas conclusões minhas aqui.Alguns já devem ter lido, ou escutado algumas coisas que irei dizer, porém gostaria que lessem.


Vou começar com os conceitos:
Onisciência, é o designo para um deus que tem a capacidade de saber de tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo e infinitamente.
Livre-arbítrio, é dado a nós, criaturas, como conceito ou filosofia de que somos livres para fazermos nossas escolhas, independente de para o bem ou para o mal. Com essas escolhas decidiríamos aonde passaríamos a eternidade.Onipotência, é designado também para um deus que tem o poder de fazer tudo, qualquer coisa, como transformar nada em mundo, e criar seres dotados de inteligência, como nós.Agora pense um pouco sobre o livre-arbítrio, como disse nós somos capazes de escolher, porém com a onisciência deus saberia o que iríamos fazer, assim não poderíamos surpreende-lo. Ou seja, não importa nada, ele já sabe se vamos para o inferno ou para o céu, antes mesmo de nossos avós nascerem.

Isso não refuta totalmente a ideia de livre-arbítrio, porém é algo a se pensar.

Onisciência, também pode ser usada em, deus não sabia que o diabo iria revoltar contra ele, e não pode fazer nada ?Onipotência, deus com todo seu poder não foi capaz de deter o diabo, ou seja ele não possuí toda onipotência.

Com o poder de um deus, ele preferiu matar seu filho, mesmo sabendo que ressuscitaria, ao invés de com seu poder, fazer simplesmente tudo melhorar. Uma desculpa usada seria livre-arbítrio, porém com algumas reflexões percebemos o absurdo.
Ele, criou o mundo e se arrependeu, mas ele já não sabia que iria se arrepender, por que o fez ?
Ele, tendo a onipotência, por que não fez um mundo perfeito, já que é provido de todo poder ?
Algumas baboseiras que os teístas falam, porém não fazem idéia do que falam.

Afinal, tem razão, quem usa a razão.

Um comentário:

  1. Gostei muito...só não acho que os teístas sejam pessoas ruins, acho que são ignorantes!E diferente do que dizem na bíblia somos nós quem somos a luz do mundo!
    Abraços!

    ResponderExcluir