segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Carpe Diem



“O cético não tem ilusões sobre a vida, nem uma crença inútil na promessa de imortalidade. Já que a vida aqui e agora é tudo o que podemos conhecer, nossa opção mais sensata é vivê-la ao máximo.”
 Paul Kurtz

Não são raras as vezes em que sou perguntado como consigo viver sem a ideia de que existe um deus pai que me protege, que me ama e que me promete uma vida eterna perfeita, como eu consigo conviver com a incerteza, ou com a ideia de que terei um fim definitivo, que minhas memórias, que tudo o que eu conseguir, serão completamente apagados com o tempo.

Para ser bem sincero, não posso negar que a existência de um Deus bondoso seria bastante confortável, e, mais ainda, a existência da vida apos a morte. Não posso negar também que já me peguei diversas vezes filosofando a respeito do fim - Do meu, da humanidade, da Terra e do Universo.


Mas, o ser humano possui um complexo de narcisismo e egocentrismo que o impede de admitir a verdade.
Tenho que confessar que por algum tempo, mesmo depois de já não acreditar em Deus, continuei acreditando em almas, em vida eterna (embora não no paraíso) ou em ressurreição, principalmente pelo medo do que seria esse fim.

Mas, depois de muito pensar, não surgiu nenhuma opção mais confortável e plausível, se não aceitar que eu não sou infinito, mas tudo tem um lado bom:
Você já se perguntou o porque da água ser a substância mais essencial a vida e, mesmo assim, ser tão barata? Afinal, apenas surgiram as campanhas para o seu uso racional depois que perceberam que ela podiam “acabar”! Antes (e até hoje) a água é desperdiçada aos montes. Sabem por quê? 
Porque só damos real valor as coisas quando elas são finitas, e, principalmente, raras. O que da valor as coisas não é sua utilidade, é sua raridade.

Sou capaz de apostar como qualquer teísta no mundo vai discordar de mim quando eu dizer que só a visão ateísta e cética do mundo possibilita um aproveitamento total da vida. Que você só vai saber o verdadeiro valor de estar vivo, quando souber o quão improvável e único é estar vivo!

Mas admita por um momento sequer a possibilidade de não haver nenhum deus ou vida apos a morte, e pense, qual a probabilidade de você estar vivo?
Vamos partir do fato mais recente antes da sua concepção: 200 a 500 Milhões é o número médio de espermatozóides liberados pelo homem na ejaculação, 1 é o número médio de espermatozóides que chegam ao óvulo, quando chega. Cada espermatozóide é geneticamente diferente, o que nos leva a crer que resultaria em uma pessoa completamente diferente.

Então as chances de você estar vivo são de 1 em 500 milhões? 
Não, são extremamente menores. Bem, cada óvulo produzido pela mulher também é geneticamente diferente, ou seja, para você nascer, seus pais teriam que copular no momento certo, e o espermatozóide certo teria que chegar ao óvulo. 
 As chances diminuem ainda mais se eu disser que se o seu pai ou sua mãe fossem “diferentes”, você não teria nascido, ou seja, se o mesmo processo improvável não tivesse ocorrido exatamente como ocorreu com seus avós, seus pais não teriam nascido e, por consequência, você também não. Eu posso dizer o mesmo dos seus tataravós, e assim consecutivamente, até chegarmos no “ancestral comum” mais primitivo existente. Se não tivesse ocorrido tudo exatamente como ocorreu, incluindo as piores guerras e desastres, os “casos de amores proibidos”, as gravidez indesejadas, etc., você não estaria aqui. Assim como cada escolha sua resulta em mudanças drásticas não só na sua vida, mas na de milhares de descendentes seus.

Isso tudo sem considerar milhares de eventos anteriores ao surgimento da vida. Posso afirmar que é mais provável que alguém acerte os números da mega-sena milhares de vezes em sua vida, do que este alguém estar vivo.
         E para você que acredita na vida apos a morte, eu proponho uma aposta de pascal diferenciada:
            Viva como se não houvesse o amanhã ou a vida apos a morte, porque, se não tiver, você terá aproveitado, e, se tiver, você não vai ter perdido nada. 
            Viva sua vida o mais intensamente possível, e evite “perder” qualquer segundo que seja. Viva o agora, nunca deixe de ser feliz hoje pelo amanha, muito menos pelo ontem. O que já passou não importa, e você não sabe quanto tempo você tem para viver e aproveitar.
            Esqueça o pecado, esqueça o herege, o proibido, as etiquetas, a diplomacia, esqueça as regras, o certo e o errado. Mas lembre-se, existem outras pessoas querendo viver tanto quanto você, não as atrapalhe.
            A vida é o bem mais precioso que você pode possuir, não a desperdice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário