domingo, 10 de outubro de 2010

Um apelo a razão



Uma rocha, uma folha, a asa de um inseto ou mesmo uma simples pegada. São todas informações naturais, que estão ali porque fazem parte do mundo natural. A ciência tem como essência (embora essa palavra seja inadequada) a busca de respostas naturais para os eventos, sejam biológicos, físicos ou químicos. Em pleno século 21, com a descoberta de novos corpos celestes, genes que produzem proteínas coloridas e um mapa do funcionamento detalhado de como o DNA é transmitido de geração em geração há uma projeção nada agradável de um futuro não tão distante assim. As pessoas continuam a se espantar com a grande quantidade de informações que se pode retirar de um simples objeto. Conheço algumas pessoas que acreditam que as coisas não tem razão, não possuem sentido e que elas existem e funcionam de uma forma perfeita e que devem ser sempre ininteligíveis. Algumas pessoas conformam-se com a idéia de um mundo estagnado e constante, que não sofre nenhuma alteração.

Jogue um copo de água sobre uma bacia. Jogue uma, duas, dez, vinte, trinta vezes e faça um estudo minucioso de como a água cai, de que formato ela cairá, de quão rápido isso vai acontecer e se a temperatura vai influenciar em algo. Faça isso durante vários dias, em várias condições e eu garanto pra você que você irá obter um padrão nisso tudo. Pode não ser um padrão fácil de se compreender, mas haverá um padrão. O âmbito da ciência não está na negação de deus ou de qualquer tipo de divindade, não está em deixar o complicado de lado. O objetivo final da ciência é entender, compreender e reproduzir algo, essa é a verdadeira tríade sagrada. Assumir que algo é impossível de se entender ou que não possui um padrão é aceitar a nossa ignorância como algo estável. O ser humano difere de seus companheiros de reino pelo fato de raciocinar, de tentar compreender e reproduzir as coisas, em síntese, o homem tem como primogênito a mesma tríade citada anteriormente.

Pra que algo tenha sentido ou razão não é necessário que ele se auto justifique. A razão está no fato de uma ou algumas seqüências seguirem um molde pré-definido e terem como conseqüência algo que seja previsível pela compreensão dos mecanismos anteriormente compreendidos. Aceitar que todas as coisas possuem razão implica na aceitação da lógica como único método capaz de prever um determinado evento. A aceitação da razão como única forma de compreensão do mundo é naturalmente a que melhor se adequa a sociedade moderna. Embora seja de difícil elucidação aceitar a razão é um passo natural na escala de progressão da humanidade. O método é o mesmo para qualquer evento que se queira compreender, entender e reproduzir: procure um padrão e você obterá todas as respostas! Tomo a liberdade de pegar emprestado o termo monofilia da biologia. Para uma compreensão sucinta do mundo natural (e o sintético também) o método é baseado sempre no mesmo modelo testável e é de uma forma tão simples, mas que pode ser tão complexo dependendo do fenômeno a ser estudado, que a diversidade de pensamento aflora. A justificativa de que tudo pode ser completamente compreendido é a arma mais poderosa para o desenvolvimento de todas as ciências e conseqüentemente uma melhor condição de vida para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário